Agorismo: a luta contra o estado


"Essa instituição de coerção, que centraliza a imoralidade, dirigindo o roubo e o assassinato e coordenando a opressão numa escala inconcebível pela criminalidade aleatória existe. Ela é a Máfia das máfias, a Gangue das gangues, a Conspiração das conspirações. Ela já assassinou mais pessoas em alguns anos recentes que todas as mortes da história até esse momento; ela já roubou em alguns anos recentes mais do que toda a riqueza produzida na história até esse momento; ela iludiu — para sua sobrevivência — mais mentes em alguns anos recentes do que toda a irracionalidade da história até esse momento. Nosso Inimigo, o Estado." [1]
Muitas ações não-violentas tem o intuito de derrubar ou, pelo menos, parar de alimentar o leviatã. A ideologia que promove essas ações pacíficas anti-estado leva o nome de agorismo. Fundado por Samuel Edward Konkin III, o agorismo tem como objetivo final a superação do estado através da contra-economia. O termo "agorismo" tem origem da palavra "ágora" do grego, que remete à região onde se localizava o mercado e assembleias na Grécia.

A visão de propriedade de alguns agoristas é de que ela não é "para sempre". A propriedade privada, segundo eles, tinha um proprietário desde que não fosse abandonada. Em relação à propriedade intelectual, agoristas afirmam que direitos autorais formam um monopólio ilegítimo.

Citada no primeiro parágrafo, a contra-economia é vista no agorismo como um dos meios legítimos para a superação do estado e a formação de uma sociedade voluntária e livre. Sonegar impostos, comercializar no mercado negro, utilizar criptomoedas, boicotar corporativistas e dizer não ao voto são apenas alguns dos atos que a filosofia agorista incentiva. O escritor J. Neil Schulman, amigo de Konkin, afirmava que o votar não era suficiente para derrubar o estado e argumentava que o ataque direto nas instituições estatais seria mais efetivo. [2]

Os agoristas, basicamente, são os anarquistas que levam a luta contra a ilegitimidade do estado do campo das ideias para o mundo real utilizando-se de ações pacíficas.

[2] Anarcocapitalismo: O que é agorismo?

Comentários